17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha

26/06/2018 - 28/06/2018

O 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, principal evento do setor no país, contou com a participação de doutores, mestres, universidades, empresas, convidados nacionais e internacionais.

Ocorrido nos dias 26 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, Capital, o evento teve extensa programação técnica, com mais de 40 palestras, e ainda um curso extra, ministrado pelo Prof. Dr. Schuster, no dia 27. 

A ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha agradece a todos que de alguma forma colaboraram para que o 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha fosse um grande sucesso, mesmo em um ano com dificuldades políticas e econômicas e com realização da Copa do Mundo de Futebol.

As copas e os presidentes passam, mas o conhecimento fica.

O Congresso abordou a tecnologia e a inovação de vanguarda no setor da borracha, através de 49 palestras em exposições ministradas pelos principais fornecedores de matérias-primas, compostos, equipamentos para processamento da borracha, equipamentos de ensaios e investigação, indústrias de transformação, indústrias de pneus e reforma de pneus, fabricantes de artefatos de borracha, universidades, institutos de pesquisa e convidados especiais.

Entre os convidados podemos destacar:

Prof. Dr. Robert Schuster, professor honorário da Universidade de Hannover/Alemanha,  com prêmios e distinções na Europa, USA e Ásia. Destacando-se o prêmio “Carl Harries” Sociedade Alemã de Borracha e o Prêmio “Melvin Mooney” Rubber Division, ACS.

Prof. Dr. Fábio Bacchelli, gerente técnico de elastômeros, pneus da Versalis spa/Itália e membro do Conselho Científico do Instituto Alemão de Tecnologia de Borracha (DIK, Hannover).

Engenheiro Luiz Henrique Teixeira, gerente técnico da CBB Asfaltos e membro do Comitê Técnico de Pavimentação da ABEDA.

Sr. Klaus Curt Müller, Presidente Executivo do Sistema ANIP/Reciclanip.

Sr. Luiz Shizuo Harayashiki, Gerente de Gestão Empresarial da Associação Brasileira da Indústria Química (ABIQUIM)

Sr. Emerson BZ, Diretor Executivo da Sensor do Brasil, professor da pós-graduação em Administração de Empresas da IBE-FGV.

Ainda como parte das atividades do congresso, a ABTB apoiou e realizou uma integração com a Expobor, uma das maiores feiras do segmento da borracha no mundo, que ocorreu em paralelo com o congresso e recebeu um stand próprio da entidade. 

No stand, os associados e interessados puderam conhecer as vantagens, benefícios e diferenciais da ABTB, como a disponibilização de um totem digital, no qual os visitantes podiam acompanhar animações com os destaques da entidade e navegar no seu novo site.

A ABTB realizou o pré-lançamento de seu novo site no congresso, apresentado pelo seu presidente, Sr. Lucas Leonardo, no seu discurso de abertura e, depois, disponibilizado para uso dos congressistas no totem digital da ABTB na Expobor.

Os visitantes, na feira, puderam conferir, em primeira mão, o grande diferencial da nova presença digital da ABTB: o robusto sistema de busca exclusivo para associados, com mais de 20GB de arquivos técnicos, raros e atuais, entre palestras, trabalhos, livros, vídeos e artigos.

Inscreverem-se no Congresso as seguintes empresas e entidades:  ABEDA, ABIQUIM, AGAPITO EQUIPAMENTOS, AGC QUIMICA, AKZO, ALPARGATAS, ALPHA TECNOLOGIES, AMAZONAS, ANDINO LTDA, ANIP, ARKEMA, ARLANXEO, ARM ARMAZÉNS, AURIQUIMICA, BINS ARTEFATOS, BIRLA CARBON, BORRACHAS VIPAL, BORRACHAS WOLF, BRASKEM, BRIDGESTONE, BTD LTDA, CABOT, CADENA CAUCHO, CAMBUCI S/A, CAMSO, CARIBOR, CAUSER S/A, CHEM-TREND, CONTE GROUP, CONTINENTAL DO BRASIL, CONVIP, COOPER STANDART, COPAVE, DACARTO, DAIKIN, DALTON DYNAMICS, D'CASTILHO, DICETTI, DOW, DUNLOP ARGENTINA, ECOTR CHILE SPA, ELASTOMER, EMAM EMULSÕES, EMBRAPA, EVONIK, EVONIK BRASIL, EXXONMOBIL, FGV, FRAS-LE SA, FUNIBER, GATES DO BRASIL, GM, GOMASUL BORRACHAS, GRUPO DASS, GS ARTEFATOS, HALLSTAR, HBA, IFSUL, IMMI, IPEN, JK TIRE MEXICO, KURAKAY, LA LAINA E PITTON, LANXESS, LGA COMUNICAÇÃO, LT QUIMICOS, Luces del Norte S.A., MAGGION, MAQUINAS JACTO, Michelin, MICROJUNTAS, MONTECH RUBBER, NETZSCH DO BRASIL, NITRIFLEX, NYNAS, PAN ELETRIC, PARABOR, PARKER HANNIFIN, PINHEIROS E SANTOS, PIRELLI PNEUS, POLIMIX, POLYMER, PROGOMME, PROMETEON, PROMOTEON, QUIMIBORRACHA, QUISVI, QUQNTIQ, REALFLEX, RECICLALIMP, RETENTORES DICETTI, RETESP, RETILOX, REWEFLON, RODHIA SOLVAY, RON DESENVOLVIMENTO, RUBBERSOUL, SCABELLO, SENAI RS, SENSOR, SINBORMINAS, SOLVAY, SOLVAY MEXICO, SOLVAY PACTO ANDINO, STRUKTOL, SUZANO, TECNOLOGIA DE COMPONENTES, TENNECO AUTOMOTIVE, TESS, TITAN, UCS, UFRGS, UFSCAR, UNB, UNIPAR CARBOCLORO, UNIQUE RUBBER, UNISOCIESC, VALEO SISTEMAS, VERSALIS, VIAPOL, VIPAL, VIPAL BORRACHAS, VULCAFLEX, ZACCARIA, ZANAFLEX, ZEON.

Também participaram do evento estudantes e professores de mestrado e doutorado das seguintes universidades:

Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Sociedade Educacional de Santa Catarina – UNISOCIESC

Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense – IFSUL

Universidade Caxias do Sul - UCS

Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares  - IPEN

Universidade de Brasilia – UNB

Durante o evento, ABTB aproveitou para agradecer seus organizadores, apoiadores e patrocinadores, que vincularam suas marcas a um evento de suma importância para o setor, fomentando o conhecimento e os negócios.

O 17º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha foi notícia em mais de 20 diferentes veículos de comunicação pelo país, alguns deles líderes de audiência, reforçando a marca da ABTB e de todos os seus apoiadores e patrocinadores.

Mais de 50 mil e-mails foram disparados durante o período de divulgação do evento, somente para público relevante para o segmento da borracha, agraciando seus patrocinadores com forte exposição também no meio digital e direto.

Seguem abaixo algumas estatísticas do evento:

Número de palestras: 49

Número de empresas participantes: 128

Número de universidades e institutos de pesquisa participantes: 7

Número de Estados do Brasil com participantes: 8 (Paraíba, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Rio de Janeiro, São Paulo)

Número de Países com participantes: 6 (Brasil, Argentina, Chile, Alemanha. Itália, Estados Unidos)

Confira, abaixo, as fotos do evento, pela ordem cronológica de dias, inciando com a abertura, no dia 26, passando pelo curso do Prof. Dr. Schuster, no dia 27, e encerrando com a visita aos stands dos patrocinadores, no dia 28:


Voltar
Parceiros

Newsletter ABTB

Cadastre o seu email para
receber o newsletter ABTB