Indústria de borracha do Japão vê demanda robusta por matérias-primas

31/07/2018
Indústria de borracha do Japão vê demanda robusta por matérias-primas

Tóquio, Japão - A primeira metade do calendário de 2018 registrou uma demanda robusta por matérias-primas na indústria de borracha do Japão.Isso se deve à recuperação de aplicações em automóveis e pneus - as principais fontes de demanda pelos materiais - bem como à forte demanda por semicondutores. 

Devido a um aumento no custo do petróleo bruto, os preços aumentaram para produtos derivados do petróleo, como borracha sintética, negro de fumo e produtos químicos de borracha. No entanto, os preços das matérias-primas para a borracha natural permaneceram baixos. 

A produção de automóveis do Japão para janeiro-abril ficou em 3,31 milhões de veículos, um aumento de apenas 0,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Mas com a produção anual aqui tendo sido sólida para 2017, aumentando 5,3% ano a ano para alcançar 9,69 milhões de unidades, mesmo o pequeno crescimento observado nesses quatro meses representa um nível elevado e contínuo de produção. 

Enquanto isso, a produção de pneus entre janeiro e maio terminou em 433.000 toneladas. Este número é de 3,5 por cento ano a ano, mostrando que a indústria manteve um desempenho sólido. Outras áreas para a indústria da borracha incluem mangueiras de alta pressão usadas em equipamentos de construção e máquinas-ferramentas. A produção também foi robusta aqui, aumentando 28,2% ano a ano para 2.555 toneladas no período de janeiro a maio, embora os fornecedores estejam lutando para igualar o aumento da demanda. 

As matérias-primas derivadas do petróleo - com isso incluindo borracha sintética, negro de fumo e produtos químicos de borracha - aumentaram sua diferença de preço com a borracha natural. Isso ocorre na medida em que os preços mais altos do petróleo causam um aumento nos custos de material para as naftas, o que por sua vez desencadeia um aumento de preços entre os fabricantes de borracha. 

Além disso, um equilíbrio global entre oferta e demanda tem contribuído para aumentar drasticamente a diferença entre os preços domésticos e internacionais das matérias-primas. Comentando a situação, um representante de um fabricante de borrachas sintéticas observou que os preços no Japão são atualmente relativamente baixos, enquanto a oferta e a demanda impulsionam as mudanças no mercado internacional. E enquanto esse equilíbrio ficar mais apertado, acrescentou o representante, a diferença entre os preços domésticos e internacionais continuará a aumentar. Para a borracha de cloropreno (CR), os preços estão aumentando em resultado de medidas destinadas a corrigir esta diferença de preço regional. Como é raro que tal aumento de preço ocorra em resposta às diferenças de preço entre os mercados interno e externo, a medida é indicativa de quão rígido o equilíbrio entre oferta e demanda se tornou. 

Fonte: Rubber World

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB