O 1° WebSimpósio da ABTB foi um sucesso

24/09/2020
O 1° WebSimpósio da ABTB foi um sucesso

O 1° WebSimpósio da ABTB realizou-se no dia 22 de setembro de 2020, com sucesso de público, participação e interação.

O evento abordou o tema "Uso de Materiais de Fontes Renováveis na Indústria da Borracha – Paradigmas, Desafios e Oportunidades" e contou com dois blocos de exposições, contemplando ainda uma sessão plenária ao final.

De acordo com Marly Jacobi, Gerente Cultural da ABTB/RS, a escolha do tema foi resultado do trabalho de equipe da diretoria que está atenta e integrada à tendência mundial envolvendo a ciência e a tecnologia no que se refere à necessidade da preservação do meio ambiente e da necessidade de usarmos matérias primas de fontes renováveis. A escolha dos palestrantes e grade de apresentação se baseou em valorizar pesquisadores da academia, centros de pesquisa, profissionais de empresas e consultores engajados no tema e mostrar à comunidade as matérias primas que, efetivamente, já temos disponíveis, próximos de nós,  para serem testados e até aplicados nas nossas indústrias brasileiras. A grade foi elaborada visando dar a devida importância a cada bloco e motivando os interessados a participarem de ambos os blocos, uma vez que, também, era objetivo do evento congregar os profissionais da área e promover a discussão do tema entre os mesmos".

Contando com especialistas do Brasil e do Exterior e a organização da ABTB, a primeira experiência de simpósio totalmente digital da associação provou-se muito bem sucedida, atraindo quase 200 inscritos.

O bloco da manhã contou com as palestras da Profa. Janaína da Silva Crespo, Viviane Lovison e Rafael Neto, abordando, respectivamente, os temas "Utilização de aditivos provenientes de fontes renováveis em composições elastoméricas para aplicações automotivas"; "Óleos de Soja como Plastificante em Composições para Bandas de Rodagem de Pneus Verdes" e "Materiais Reciclados de Pneus e seu Potencial – uso na fabricação de pneus novos e outros produtos de borracha".

Já à tarde, tivemos as exposições de Mauricio De Greiff e Paulo Garbelotto, com os temas "NR - LATEX Master Batch: Una Nueva Tecnología para la elaboración de Compuestos de Caucho" e "Sílica precipitada de alto desempenho produzida a partir da biomassa casca de arroz e seu impacto nas propriedades do composto de borracha", respectivamente.

A parte da tarde foi complementada com um painel reunindo todos os palestrantes e o convidado especial Henrique de Oliveira Brito, coordenando o debate, o qual foi brindado com dezenas de perguntas do público. 

Todo este sucesso do primeiro WebSimpósio, segundo Rafael Neto, Diretor Cultural da ABTB, deve-se "ao planejamento, a organização e a escolha criteriosa do tema central, fruto de muita pesquisa, troca de informações com parceiros e instituições nacionais e internacionais e, principalmente, pelo empenho da Profa. Dra. Marly Jacobi, cuja a experiência em estruturação de eventos deste porte foi de crucial importância para que pudéssemos eleger um tema atual, inovador e de muita importância para os técnicos da Área da Borracha". 

Após 13 webinars em 2020, a ABTB consolida-se como provedora de conteúdo e capacitação de qualidade também no âmbito digital e já tem mais 10 eventos virtuais programados até o fim do ano.

"Sendo referência, a ABTB deve acompanhar as mudanças de comportamento e de tecnologia, buscando as formas adequadas de levar capacitação e conhecimento para os profissionais do mercado da borracha", pontua Paulo Garbelotto, Presidente da ABTB. "Quando assumiu em 2019, essa diretoria entendeu que a implementação de ferramentas virtuais já se faziam necessárias e aceleramos esse programa com o início da pandemia, realizando webinars de frequência semanal, proferidos por técnicos e consultores experientes, universidades e empresas os quais têm sido bastante prestigiados. O fato do postergamento do Congresso ABTB e Expobor 2020 nos levou à organização do Web Simpósio, cujo tema relacionado aos materiais sustentáveis cuidadosamente elegido pelos organizadores também contribuiu para o sucesso do evento", concluiu Garbelotto.

Os participantes que optaram pelo pacote de inscrição que dava acesso aos dois turnos receberão certificado de participação e também terão acesso ao vídeo e às apresentações do evento.

A ABTB agradeceu a todos os participantes por fazerem do WebSimpósio um sucesso e reitera seu compromisso de levar informação, tecnologia e capacitação ao segmento da borracha, em especial aos seus associados.

Fonte: Assessoria ABTB

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB