Workshop Ampliando e Reciclando Conhecimentos na área da Ciência e Tecnologia da Borracha

15/06/2018

São Leopoldo/RS
Data: 18/05/2018
Local: Instituto SENAI - Av. Presidente João Goulart, 682 São Leopoldo/RS
Horário: 
Recepção 17h
Inicio: 17h20 às 20h30
Investimento:
Associados da ABTB estão isentos do pagamento da inscrição
Não associados da ABTB R$ 50,00
Estudantes não associados e sem vínculo empregatício: R$ 15,00

PROGRAMAÇÃO
17h30 -18h30
OPTIMIZAÇÃO DA PERFORMANCE EM MISTURADORES INTERNOS
Apresentar e conceituar os parâmetros, relativos ao equipamento, que podem ser otimizados em um misturador interno, visando-se uma melhor performance e redução de energia utilizada.
-Volume da batelada e fator de enchimento - correlação de variáveis entre pressão de pilão, rotação, versus temperatura e qualidade de dispersão da mistura.
-Pilão pneumático versus pilão hidráulico -Comparativos de custo de utilização de cada sistema, bem como a eficiência relativa em um ciclo de mistura.
-Balanço energético no equipamentos -Correlação de variáveis, tais com, temperatura inicial do polímero, temperatura do equipamento no ciclo produtivo, eficiência dos sistemas de controles automatizados
-Sistemas de vedação - Diferentes tipos utilizados, e otimização de contaminações na mistura
-Sistemas de injeção de óleo -Sistemas gravimétricos e sua otimização durante um ciclo de mistura
-Energia utilizada em um processo de mistura -Utilização de motores de alto rendimento e otimização de potências através de parâmetros obtidos em ciclos produtivos 
Palestrante: Sr. Silvio Heck - Graduado em Eng. Mecânica pela UFRGS em 1975. Iniciou sua carreira de projetista de equipamentos para borracha na empresa Cope & Cia Ltda em 1978. Possui experiência acadêmica como Professor da disciplina de Mecânica p/Engenheiros pela UCS. Atualmente é diretor de engenharia de equipamentos para borracha da empresa Copé.

18h30-19h30 
ANÁLISE TÉRMICA COMO FERRAMENTA PARA ENGENHARIA REVERSA NA ÁREA DE BORRACHA
-Fundamentos das técnicas de TGA e DSC;
-Aplicação das técnicas de TGA e DSC na caracterização de compostos de borracha;
-Apresentação de estudos de caso

Palestrante: Tatiana Louise Avila de Campos Rocha - Profa. da Universidade do Vale do Rio dos Sinos
Graduada em Química Industrial (UFSM), com mestrado em Engenharia de Materiais (PPGEM/UFRGS), doutorado em Ciência dos Materiais pelo PGCIMAT/UFRGS em parceria com a Universidade de Hannover e o Instituto Alemão de Tecnologia da Borracha (DIK), com ênfase em Materiais, Pós-Doutorado no Laboratório de Polímeros, UFRGS, na área de Elastômeros Termoplásticos, Pós-doutorado pelo PGDesign/UFRGS no desenvolvimento de microcápsulas e Pós-doutorado em nanocompósitos desenvolvido nos Laboratórios de Pesquisa e Desenvolvimento da Braskem. Atua nas áreas de desenvolvimento de produto, engenharia, design e seleção de materiais, com foco em materiais poliméricos. Nos últimos anos tem atuado em projetos de pesquisa e desenvolvimento de curto e longo prazo em parcerias entre universidades, centros de pesquisa e empresas do setor privado em nível nacional e internacional. Atualmente é coordenadora do curso de Engenharia de Materiais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

19h30-20h30 
A NANOTECNOLOGIA E A INDÚSTRIA DA BORRACHA
-Nanociência e Nanotecnologia
-Nanocargas: argilas, nanotubos e nanofibras
-O desafio da dispersão a nível nano
-Exemplos de aplicação
Palestrante: Profa. Dra. Marly Maldaner Jacobi - Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (Porto Alegre) obteve o seu doutorado no Instituto de Macromoléculas da Universidade de Freiburg, em 1989, atuando como pesquisadora e orientadora de mestrados e doutorados na área de polímeros e em especial na área de borrachas e elastômeros, há mais de 25 anos, envolvendo a síntese aniônica de polidienos, a modificação química de borrachas com ênfase em epoxidação, no estudo e avaliação da interação carga-matriz, incluindo nanocargas e na obtenção e caracterização de borrachas termoplásticas. 

20h30 - NETWORKING
Informações Gerais:
-Não associados: enviar a confirmação de presenta junto com o comprovante de pagamento pelo e-mail regionalsul@abtb.com.br 
-Dados para depósito:
Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha

Banco: Itaú Agência: 9235 - CC 14736-1
Por favor, aguardamos confirmação de participação até o dia 14 de maio/2018

REALIZAÇÃO – ABTB
APOIO – Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB