5 motivos para apostar no conceito de indústria 4.0

04/10/2018
5 motivos para apostar no conceito de indústria 4.0

Entre maiores benefícios estão os efeitos positivos na tomada de decisões, apoio à cadeia de supply chain e uso de analytics para economizar energia

O principal conceito que tem balizado investimentos do setor industrial é o de indústria 4.0, ou a chamada quarta revolução industrial. Estima-se que o potencial econômico da digitalização da indústria global deverá representar um mercado de US$ 1,2 a US$ 3,7 trilhões em 2025.

Dentro deste cenário, para saber em quais áreas investir, é necessário identificar os maiores benefícios que a nova onda pode trazer para sua companhia e observar aqueles que melhor se aplicam ao seu mercado e características. Dentro os principais impactos da indústria 4.0, podemos destacar.

1. Capacidade de visão integrada e apoio à tomada de decisão

Com o controle de processos em tempo real, será possível identificar quaisquer desvios e áreas de oportunidade para aumentar a eficiência e construir novas áreas de negócio. A tecnologia possibilitará a tomada de decisão ágil e permitirá que ações preventivas sejam programadas para operação semiautomática.

2. Rastreabilidade da cadeia de supply chain

A rastreabilidade da cadeia de supply chain em tempo real vai trazer como benefícios a redução de incertezas e aumento na eficiência em geral. Um exemplo prático disso é o uso de sensores no transporte, com a integração de dados em tempo real e informações reunidas a partir de áreas variadas que ajudam a otimizar processos, identificar desvios, tomar decisões para antecipar consequências e aumentar os níveis de qualidade do serviço.

3. Analytics orientado a resultados

A aplicação de advanced analytics nos negócios industriais tornará possível obter melhorias em qualidade e custos, bem como novas funcionalidades em áreas de relacionamento com o cliente, por exemplo, entendendo o comportamento de uso dos produtos e serviços e antecipando padrões que possam prejudicar o nível de qualidade com muito mais antecedência, permitindo a correção de possíveis falhas.

4. Trabalho focado em valor

Realidade aumentada ou soluções virtuais vão proporcionar aos trabalhadores focar em tarefas com maior valor agregado, já que toda a informação necessária para os processos estará acessível remotamente e através de ambientes inteligentes. Técnicas como a gamificação devem oferecer novas capacidades de treinamento. A próxima geração de robôs e automações vai se integrar com tarefas humanas de maneira mais ágil, eficiente e segura, levando a produtividade a níveis mais altos.

5. Eficiência de energia

O monitoramento em tempo real de consumo de energia e a geração de regras analíticas avançadas vão permitir uma redução dramática de consumo de energia em complexos industriais. O monitoramento e otimização serão estendidos a fluxos e processos, permitindo aumento na precisão da contabilidade e melhoria geral nos custos operacionais.

Workshop ABTB

Ficou interessado em saber como a indústria 4.0 irá impactar a indústria da borracha especificamente? A ABTB promoverá, no dia 22/11, o "Workshop III - Industria 4.0 e o Segmento Borracha", com especialistas na área. Será no Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros, em São Leopoldo/RS, e as inscrições já estão abertas para os associados. Acesse a página de eventos em nosso site e clique em "Quero Participar" no box do workshop para preencher o formulário de inscrição.

Fonte: Computer World e Assessoria ABTB

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB