O futuro do trabalho e a indústria 4.0

22/04/2020
O futuro do trabalho e a indústria 4.0

A Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha, de modo a contribuir com a capacitação e o avanço da sociedade, disponibiliza dois materiais sobre o futuro do trabalho e da indústria.

Fundamental neste momento é que possamos planejar e forjar o futuro, de modo a possibilitar a retomada das atividades e o crescimento do mercado e do país na nova realidade.

Nada mais importante, portanto, que entendamos esta nova realidade e adaptemos as empresas e a força de trabalho às novas dinâmicas, absolutamente alinhadas com a tecnologia, a automação e o desenvolvimento.

O filósofo italiano Domenico Di Masi escreveu o livro "O Futuro do Trabalho", no qual destaca que as revoluções industriais são forjadas para que as máquinas possam desenvolver o trabalho e reservar mais tempo para o homem dedicar-se a outras atividades como a arte, a música, a cultura e a filosofia, de modo a haver melhor equilíbrio entre o trabalho e as demais atividades essenciais para a vivência humana sadia.

A StartSe, em artigo que remete ao livro do autor italiano, versa a respeito da empregabilidade da Geração Y, profissões que deixarão de existir, outras profissões que surgirão, as habilidades necessárias, uma mudança importante de relação empregador/empregado, que passa pela revolução industrial atual e Indústria 4.0, a qual estamos vivendo nesse exato momento.

A A Distrito, plataforma para de inovação para startups, com correalização da consultoria KPMG, por sua vez, analisa e reflete acerca da Industria 4/0 e o seu papel no desenvolvimento das novas tecnologias.

A combinação destes dois materiais fornece um panorama importante a respeito do futuro das empresas, da relação de trabalho e da produção, sendo de suma importância para a leitura de empregadores, empregados, velhas e novas gerações.

Abaixo, disponibilizamos os links para download dos artigos, na íntegra:

E-book "O Futuro do Trabalho", por StartSe: baixe aqui

Análise sobre a "Indústria 4.0", por KPMG: baixe aqui

Fonte: Assessoria ABTB, StartSe, KPMG

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB