2° WebSimpósio ABTB - ESG - Environmental, Social, Governance Voltado a Industria da borracha

07/12/2021 - 08/12/2021

Realizada no dia 07 de dezembro, a 2° edição do Websimpósio da Abtb foi um sucesso de público e crítica, atraindo mais de 100 inscritos.

Evento que marcou o encerramento das atividades culturais da entidade, o Websimpósio manteve, no mínimo, 50 participantes simultâneos, mesmo em um encontro em fim de ano, com necessidade de disponibilidade para o dia inteiro.

Foram 6h30 de exposições de altíssimo nível, brindadas por palestrantes selecionados em cuidadosa curadoria da Diretoria Cultural, entregando conteúdo de primeira linha e máxima importância para o setor da borracha.

Os 9 palestrantes do Websimpósio foram bastante elogiados e peças fundamentais para trazer suas visões sobre o tema principal da atividade: ESG - Environmental, Social e Governance voltado à Indústria da Borracha.

Dividido em dois turnos, das 9h30 ás 12h e das 15h às 19h, o evento contou ainda com um painel, ao final, com todos os participantes respondendo perguntas do interessado público que não puderam ser respondidas durante as apresentações e mais uma seleção de questões preparadas pela diretoria.

O resultado rendeu feedbacks muito positivos ainda durante o evento e posteriormente, o que nos deixa bastante convictos de que a entidade está no caminho certo ao apostar, independente de distanciamentos, em focar na sua missão de difusão do conhecimento, fazendo a diferença na vida e nos negócios de seus associados.

Dentro do grande tema, tivemos exposições que abordaram questões como economia circular, eficiência energética, projetos socio-ambientais de sucesso, certificações, tecnologia, preservação e perspectivas.

A grade equilibrada permitiu que os participantes tivessem importantes visões tanto da parte técnica, de eficiência de operações, como, especialmente, um olhar holístico e de gestão sobre as companhias do ramo da borracha e sobre o quê elas devem prestar atenção para sobreviverem e crescerem na verdadeira revolução da nova economia.

Fundos de investimento, bancos e países impõem penalizações para investidores que não se adequam às práticas de ESG e grandes companhias já não negociam com empresas em qualquer parte de sua cadeia que não estejam alinhadas com a nova ordem, a qual combina preservação ambiental com responsabilidade social e governança, na forma de transparência e clareza em suas práticas.

As palestras deixarem bem claro que não se trata mais apenas de diferencial competitivo, mas de uma verdadeira revolução, que altera a lógica produtiva, colocando não só a redução do impacto ambiental e do desperdício no contexto, mas também, e especialmente, a reutilização dos resíduos, neutralizando o impacto e criando uma nova realidade de mercado.

Como um dos palestrantes observou, o tema não está mais restrito à academia, aos ambientalistas ou aos quadros de valores das companhias, trata-se de uma questão real, presente e que está definindo a forma como as próximas gerações irão produzir e consumir.

A conclusão do evento é de que quem não se adaptar, assim como aconteceu nas revoluções industriais anteriores, irá ficar para trás.

Os palestrantes foram Silvio Heck, Mateus Szarblewski, Floriano Pastore, Felipe Marcolin, Luiz Bianchi, Jeremias Wolff, Beatriz Luz, Patricia Dias, Marcos Bartagi, Pedro Souza, Renata Guedes e Romulo Rodrigues

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB