Acordo para transformar 40.000 toneladas de pneus usados por ano por pirólise

23/02/2022
Acordo para transformar 40.000 toneladas de pneus usados por ano por pirólise

A TNU (Tratamento de Pneus Usados) e a GREENVAL TECHNOLOGIES, empresa aragonesa, pioneira na valorização e valorização de resíduos através da pirólise de pneus fora de uso (NFU) (tecnologia própria co-desenvolvida com o CSIC - Conselho Superior de Investigação Científica-) assinaram um acordo através do qual a TNU fornecerá matéria-prima, especificamente chips NFU para suas plantas de pirólise.

A pirólise é um processo de tratamento térmico sem oxigênio que permite a decomposição da borracha de pneu usada por reação química em energia e matéria-prima reutilizável: sólidos (negro de fumo), líquidos (óleo pirolítico) e gases (hidrocarboneto utilizado como fonte de energia alternativa). 

Tendo em conta que em Espanha em 2020 foram geradas 225.000 toneladas de NFU's e na Europa 300 milhões, a pirólise surge como a melhor opção para o tratamento de NFU e a sua recuperação energética (conversão de resíduos não recicláveis em energia), resultando numa e modelo eco-sustentável devido às suas emissões e resíduos mínimos de CO2. Essa inovação permite reduzir e recuperar a enorme quantidade de pneus usados em aproximadamente 98%, limitando ao mínimo o aterro e ao mesmo tempo economizando no consumo de combustíveis fósseis. 

A recuperação de energia contribui para os objetivos da UE para 2030 de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em pelo menos 55% em relação a 1990 e pelo menos 32% das energias renováveis no consumo de energia, progredindo assim para uma economia circular hipocarbónica. 

A pirólise de NFUs é uma das fontes de energia mais limpas para a conversão de pneus em fim de vida em combustíveis alternativos e produtos petroquímicos de alto valor agregado (gera 6 vezes menos CO2 do que qualquer outro processo de combustão). 

GREENVAL TECHNOLOGIES desenhou um plano de investimento para a construção de 4 plantas pirolíticas industriais em Castilla y León, Castilla La Mancha, Comunidad Valenciana e Andalucía, atualmente em fase de projeto preliminar, para tratar 40.000 Toneladas/Ano de cavacos de pneus em fim de vida , mais da metade das 75.865.458 toneladas de NFU coletadas pela TNU em 2020. 

Essas plantas inovadoras estão na vanguarda da tecnologia pirolítica NFU em todo o mundo e seriam as primeiras de natureza industrial em nosso país. A sua implementação colocar-nos-ia na liderança da Europa em número de fábricas deste tipo, actualmente existem apenas três de dimensão semelhante: uma em Portugal, outra na Alemanha e uma terceira na Suécia. 

Em porcentagens, cada planta pirolítica obteria anualmente os seguintes componentes para cada 10.000 toneladas de chips NFU tratados: 

• 43% (4.300 Toneladas) de óleo pirolítico utilizado como combustível reciclado. O óleo pirolítico é misturado ao gasóleo ou bunker oil (gasóleo pesado do setor naval) e é utilizado como combustível, ou é refinado para a produção de óleos, diesel ou biocombustíveis para a produção de energia elétrica ou térmica. 

• 41% (4.100 Toneladas) de negro de fumo, que é um componente essencial na fabricação de muitos produtos que usamos todos os dias, tornando-os mais resistentes e duráveis. É usado principalmente para fortalecer a borracha em pneus, mas também atua como pigmento, estabilizador de UV e agente condutor ou isolante em várias aplicações de borracha, plástico, tinta e revestimento. Além dos pneus, outros usos diários do negro de fumo incluem mangueiras, correias transportadoras, plásticos, tintas de impressão e revestimentos automotivos. 

• 15%-16% (1.500/1.600 Toneladas) de gás de processo , que, do ponto de vista de sua composição, é um hidrocarboneto leve formado principalmente por metano, uma das fontes de energia mais limpas e ecologicamente corretas. o meio ambiente, uma vez que é a que contém menos dióxido de carbono e a que emite menos emissões para a atmosfera. Este gás de processo que é gerado na planta e é reaproveitado como energia alternativa para auto-abastecimento da própria planta pirolítica (autoconsumo). 

A GREENVAL TECHNOLOGIES tem mantido reuniões com os ministérios do ambiente e economia circular das 4 comunidades autónomas acima referidas, e está a solicitar autorizações administrativas prévias às câmaras municipais das respetivas localidades para a construção destas centrais. 

Estrategicamente localizados , prevê-se que sejam construídos junto às fábricas de tratamento, reciclagem e picagem de pneus, de forma a reduzir os custos logísticos, rentabilizar os recursos e poupar nas emissões de CO2 através do estabelecimento desta sinergia de troca totalmente sustentável e destinada a promover a economia circular. 

Estas instalações pirolíticas totalmente sustentáveis e autossuficientes são um compromisso com a inovação e a ecologia com um claro benefício para a sociedade, a economia e o meio ambiente. As 4 plantas que estão em projeto preliminar, com capacidade de tratamento de 10.000 toneladas de cavacos de pneus em fim de vida por ano, terão projeto modular e ocuparão um espaço de 8.000-10.000 m2. O investimento total por planta será de € 12 milhões. Durante sua construção, seriam gerados 60 empregos diretos e 100 indiretos, e 30 empregos para sua operação. 

A GREENVAL TECHNOLOGIES possui atualmente uma planta de demonstração em Zaragoza com capacidade de processamento de 5.000 toneladas/ano de cavacos de pneus em fim de vida.

Fonte:  www.industriambiente.com

Imagem: Energy photo created by wirestock - www.freepik.com

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB