Bridgestone promove inovação sustentável nas 500 Milhas de Indianápolis
A Bridgestone Americas está mais uma vez liderando o uso de materiais e tecnologias sustentáveis no automobilismo durante as 500 Milhas de Indianápolis deste ano. Enquanto a marca Firestone celebra 25 anos como fornecedora exclusiva de pneus para a NTT INDYCAR SERIES e as Indy 500, a Bridgestone desenvolveu o Firestone Firehawk Indy 500, um pneu de corrida que incorpora monômeros oriundos de resíduos do processamento de óleo de palma. O bioestireno e o butadieno utilizados são certificados pela Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC), garantindo transparência e rastreabilidade das matérias-primas sustentáveis em toda a cadeia de fornecimento.
Celebrando um legado de inovação com a Firestone
A Firestone possui um legado de mais de 100 anos no automobilismo, desde a primeira Indy 500 em 1911. A Bridgestone afirma manter o compromisso de sustentar esse esporte para as gerações futuras, enfrentando o desafio de inovar e alcançar um desempenho superior com materiais e tecnologias mais sustentáveis. Segundo a empresa, esse movimento não se limita ao automobilismo, mas se estendem às soluções de mobilidade futuras.
Em maio, equipes dedicadas à engenharia de pneus de corrida Firestone e mais de 60 colegas na produção fabricaram mais de 5.000 pneus Firehawk Indy 500 para treinos, qualificação e competição no Indianapolis Motor Speedway (IMS).
Avançando a sustentabilidade através do automobilismo
O uso de monômeros de origem sustentável nos pneus Firestone Firehawk Indy 500 deste ano exemplifica os esforços da Bridgestone para impulsionar materiais e tecnologias sustentáveis através do automobilismo e da NTT INDYCAR SERIES. Todos os pneus são produzidos no Advanced Tire Production Center (ATPC) da Bridgestone em Akron, Ohio, com certificação ISCC PLUS desde 2022, garantindo transparência e rastreabilidade das matérias-primas sustentáveis, incluindo borracha sintética biológica, biocircular e circular.
A Bridgestone colabora com a Penske Truck Leasing e o IMS para transportar os pneus Firestone Firehawk Indy 500 até a pista, utilizando caminhões elétricos Freightliner eCascadia.
Além das 500 Milhas de Indianápolis, a Bridgestone utiliza borracha natural derivada de guaiúle nas paredes laterais dos pneus Firestone Firehawk para corridas de rua da NTT INDYCAR SERIES. O guaiúle, um arbusto do deserto cultivado nas instalações de pesquisa da Bridgestone no Arizona, é explorado como uma fonte alternativa de borracha natural.
Fonte: Environment+Energy Leader
Imagem: Canva