Calçados Beira Rio inaugura nova unidade fabril em Candelária

02/03/2022
Calçados Beira Rio inaugura nova unidade fabril em Candelária

A Calçados Beira Rio S.A inaugura no dia 18 de março sua nova unidade fabril em Candelária. Esta é a décima primeira fábrica da companhia calçadista e a segunda instalada no município. “A região tem reconhecida capacidade de mão de obra, sendo extremamente habilitada e comprometida. Além do alto nível de empreendedorismo regional, que colabora para o desenvolvimento de parcerias comerciais. Isso alimenta um ciclo virtuoso, acelerando o crescimento econômico e social na comunidade de Candelária e demais cidades vizinhas”, sinaliza Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A.

O investimento, que conta com recursos do Fundopem, é de 50 milhões de reais. Sendo 30 milhões direcionados para instalações e equipamentos, e os outros 20 milhões aplicados em obras civis. A unidade tem 9.559 metros quadrados de área construída e terreno com área total de 30.442 metros quadrados.

Sua operação será dedicada à produção de calçados femininos, especialmente produtos das marcas Beira Rio Conforto e Moleca. Essas, juntas à Vizzano, Molekinha, Modare Ultraconforto, Molekinho, Actvitta e BR Sport, integram um dos portfólios em calçados mais conhecidos — e consumidos — no Brasil e em outros 94 países. Todos, sem exceção, produzidos em solo e por mãos gaúchas.

Indústria 4.0

A nova fábrica já adota em seu formato operacional dinâmicas da indústria 4.0 (quatro ponto zero). Com aprimoramento e modernização de vários tipos de sistemas que, investidos nos processos e metodologia da empresa, aumentam a competitividade do setor.

O corte, a revisão e a expedição dos calçados serão feitos internamente nessa unidade, gerando 100 postos de trabalho direto no primeiro semestre e mais 50 no segundo, em Candelária. As etapas de costura e de montagem dos calçados serão externas, ou seja, realizadas por micro, pequenas e médias empresas. Chamadas de ateliês, prestarão esse serviço em regime terceirizado com mais 1.680 postos de trabalho, distribuídos pelas cidades de Paraíso do Sul, Segredo, Jaguari e Cachoeira do Sul.

Com capacidade projetada para fabricar de 30 a 40 mil pares/dia, a filial 11 inicia as operações com uma produção diária de 3 mil pares, chegando a 15 mil/pares dia até o final de 2022. A perspectiva para 2023 — com varejo interno estabilizado, além do crescimento contínuo que vem sendo realizado pelas exportações — é de funcionamento pleno da unidade. Com isso, a nova instalação da Calçados Beira Rio S.A. representará entre 10% a 15% do volume total de pares da empresa.

Fonte: Revista News

Imagem: Revista News

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB