Evonik expande produção de metilato de sódio na Argentina para atender demanda por biocombustíveis
A Evonik anunciou a expansão da capacidade de produção de metilato de sódio em sua fábrica de Rosário, localizada na província de Santa Fé, na Argentina. Com essa expansão, a empresa pretende fortalecer sua posição como líder na indústria de biocombustíveis, promovendo inovação e sustentabilidade em toda a América do Sul.
A mudança, motivada pela crescente demanda por biocombustíveis na região, resultará em um aumento de 50% na capacidade anual, passando de 60 mil toneladas para 90 mil toneladas. A ampliação da produção de metilato de sódio de alto desempenho visa aumentar a produtividade do biodiesel e reduzir os custos de produção em toda a América do Sul.
O Presidente Regional para a América Central e do Sul da Evonik, Dr. Hendrik Schönfelder, mencionou que a planta de metilato de sódio é de grande importância para a Argentina e para outros países da região, com o Brasil sendo um importante destino de exportação. Ele ressaltou que o investimento também criará valor local e promoverá a resiliência econômica.
Esse anúncio tem relevância especial para a região, em razão do recente aumento das cotas obrigatórias pelo governo brasileiro para a mistura de diesel fóssil com 15% de biodiesel (B15) a partir de 2025.
Além disso, a expansão está alinhada com os objetivos da Nova Indústria Brasil (NIB), que visa contribuir para a indústria nacional e aumentar a participação dos biocombustíveis na matriz energética dos transportes.
De acordo com o chefe da Evonik Catalysts América Central e do Sul, Cauê de Arruda, com a conclusão da expansão da produção de metilato de sódio na Argentina e o progresso na nova planta de alcóxido em Cingapura, a Evonik reforça sua posição como um dos maiores fabricantes globais e seu compromisso contínuo com o desenvolvimento sustentável, inovação e liderança na indústria.
A expansão da planta integra a estratégia global e a visão de longo prazo da Evonik para avanços inovadores no setor de biodiesel. “A América do Sul é uma região de crescimento estratégico significativo para nós e estamos perseguindo nosso objetivo de estar próximo de nossos clientes, tanto na América do Sul quanto na América do Norte e no mercado asiático”, completa.
A região fornece uma solução eficiente e econômica para que as empresas descarbonizem o setor de mobilidade, atinjam as metas de redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e diminuam a dependência de combustíveis fósseis.
Para marcar a ocasião, foi realizada uma cerimônia na fábrica da Evonik em Rosário, Argentina, no dia 11 de julho. Durante o evento, os funcionários da planta foram homenageados com o Silver Safety Award da Evonik, comemorando sete anos consecutivos sem acidentes com afastamento.
Fonte: Evonik
Imagem: Canva