Evonik inicia operações em fábrica de biossurfactantes na Eslováquia
A Evonik Industries AG, com sede em Essen, Alemanha, fabricou o primeiro produto em sua instalação em escala industrial para biossurfactantes sustentáveis, concluído antes do previsto em sua unidade na Eslováquia. A nova fábrica tornou-se a primeira no mundo a fabricar biossurfactantes ramnolipídicos sustentáveis. Os ramnolipídios da Evonik possuem qualidade alta, colocando a empresa em uma posição única no mercado devido ao processo de fabricação baseado em fermentação e protegido por IP.
Os ramnolipídios e outros biossurfactantes sustentáveis do portfólio da Evonik têm sua base na plataforma de biotecnologia da empresa, localizada em sua divisão de ciências biológicas, Nutrition & Care. Impulsionada pela sustentabilidade, a divisão está utilizando soluções biológicas inovadoras para abordar os desafios do cuidado biocircular através de sistemas de carbono de circuito fechado, mantendo simultaneamente alta funcionalidade e preservando a biodiversidade.
Johann-Caspar Gammelin, presidente da divisão Nutrition & Care da Evonik, aifrmou que os ramnolipídios de alto desempenho da Evonik estão estabelecendo um precedente, não apenas para a empresa, mas como parte de uma revolução química sustentável mais ampla. “Estamos entusiasmados por liderar o caminho com nossas biossoluções”, complementa.
Já o diretor da linha de negócios Care Solutions da Evonik, Yann d'Hervé, relatou que concluir a fábrica antes do previsto é um marco para o negócio e uma prova da experiência técnica. Para ele, o mais importante é a empresa permitir aos clientes “trazerem produtos de limpeza e cuidados pessoais mais sustentáveis para o mercado com mais rapidez”.
Os ramnolipídios são uma classe de biossurfactantes fabricados de forma sustentável por meio de um processo de fermentação que utiliza açúcar de milho europeu como principal matéria-prima. Este processo biogênico baseado em carbono não requer matérias-primas petroquímicas ou óleos tropicais.
Além disso, os ramnolipídios são totalmente biodegradáveis e oferecem uma alternativa sustentável aos surfactantes convencionais devido às suas matérias-primas de base biológica e ao baixo perfil toxicológico e ecotoxicológico. Suas propriedades de formação de espuma e suavidade os tornam ideais para uso em produtos de limpeza doméstica e produtos de higiene pessoal, como xampus e águas micelares. Por fim, eles também oferecem desempenho superior para aplicações industriais, como revestimentos, mineração e petróleo e gás.
Fonte: Chemical Engineering
Imagem: Freepik