Goodyear acerta compra da Cooper Tire em um negócio 'transformacional' de US$ 2,8 bilhões
A Goodyear Tire & Rubber Co. está comprando a concorrente Cooper Tire & Rubber Co., em um negócio avaliado em até US$ 2,8 bilhões, anunciaram as empresas nesta segunda-feira, dia 22 de fevereiro de 2021.
A Goodyear afirma que a aquisição vai combinar dois portfólios de marcas complementares e solidificar sua posição como o terceiro maior fabricante global de pneus com base em receita. A Cooper, com sede em Findlay e originalmente fundada em 1914 em Akron, é a quinta maior fabricante de pneus da América do Norte. (Os dois maiores fabricantes globais de pneus são Bridgestone e Michelin.)
"Este é um marco de transformação para nossas empresas", disse Rich Kramer, presidente do conselho, diretor executivo e presidente da Goodyear, em uma teleconferência.
Os analistas do setor aprovaram o acordo.
James Picariello, analista da KeyBanc, em Cleveland, disse acreditar que a aquisição "representa o raro exemplo de um negócio claro e excelente para ambas as partes" em uma nota aos clientes, chamando-a de "vitória clara".
Picariello escreveu: "Os acionistas da Cooper se beneficiarão de um preço de ação mais alto, enquanto a Goodyear se beneficia com a melhoria de suas posições de marketing nos Estados Unidos e na China, e com a forte presença de revendedores que tem da Cooper". O negócio, uma vez fechado, deve aumentar imediatamente os ganhos da Goodyear, disse ele.
O analista da indústria John Healy, da Northcoast Research Holdings, disse, na publicação comercial "Modern Tire Dealer", que adquirir a Cooper dá à Goodyear uma oportunidade de realinhar suas marcas de uma forma que ela não poderia fazer de outra forma. Ele também disse que é muito cedo para dizer se haverá fechamentos de fábricas, mas espera que haja pelo menos "alinhamentos de produção" em algum momento.
As ações da Goodyear e da Cooper subiram fortemente no pregão de segunda-feira da bolsa de Nova York (NYSE). As ações da Cooper fecharam em alta de US$12,87, ou 29,4%, para $ 56,64. As ações da Goodyear fecharam em alta de US$2,92, ou 21,1%, para uma alta de 52 semanas de US$ 16,82. As ações foram negociadas a US$17,54 durante o dia.
As empresas tiveram cerca de US $ 17,5 bilhões em vendas combinadas em 2019, de acordo com um comunicado à imprensa.
O negócio deve ser fechado no segundo semestre do ano, sujeito às aprovações regulatórias e dos acionistas.
A Goodyer afirmou que o "valor empresarial total" do negócio é de US $ 2,5 bilhões, com o "valor patrimonial total" de cerca de US $ 2,8 bilhões.
Os acionistas da Cooper receberão US$41,75 em dinheiro e ações da Goodyear; A Goodyear disse que o caixa "implícito" e a valorização das ações chegam a US$ 54,36 por ação, perto de onde as ações da Cooper estavam sendo negociadas na manhã de segunda-feira. O preço de US$ 54,36/ação coloca o valor do negócio em quase $ 2,8 bilhões, com base no número de ações da Cooper.
Quando o negócio for fechado, a Goodyear deterá cerca de 84% da empresa combinada e os acionistas deterão cerca de 16%. A Goodyear disse que usará uma combinação de dinheiro disponível e novas dívidas como parte do financiamento.
As marcas da Cooper incluem Cooper, Mastercraft, Roadmaster e Mickey Thompson. A empresa possui cerca de 10.000 funcionários em todo o mundo e 10 fábricas. A empresa combinada terá cerca de 72.000 funcionários e 56 fábricas em todo o mundo.
O negócio fortalecerá a Goodyear nos Estados Unidos e quase dobrará a presença da empresa na China, disse a fabricante de pneus Akron. A aquisição da Cooper aumenta, portanto, o número de relacionamentos com montadoras chinesas, disse a empresa.
A intenção da compradora é economizar cerca de US$ 165 milhões por meio de "sinergias" em dois anos, assim que o negócio for concluído.
A economia de custo inicial não inclui a eliminação de quaisquer empregos de manufatura ou qualquer fechamento de fábrica, disseram os executivos. Grande parte da economia virá da eliminação da duplicação de funções corporativas e de pesquisa e desenvolvimento, disseram eles.
A Goodyear disse que a empresa combinada terá sua sede em Akron, mas espera manter uma presença em Findlay.
A aquisição irá adicionar "o poder de nível intermediário da marca Cooper", particularmente nos segmentos de caminhões leves e SUVs, aos pneus de reposição premium e de equipamento original da Goodyear, segundo a compradora.
O negócio proporcionará benefícios financeiros imediatos e de longo prazo significativos, criará oportunidades para expansão de algumas fábricas da Cooper e criará um crescimento de receita adicional ao adicionar marcas da Cooper à rede de distribuição global da Goodyear, disse a empresa.
A Goodyear afirmou ainda que será capaz de usar os atributos fiscais disponíveis nos EUA para gerar o que disse ser um total de US$ 450 milhões em valor, reduzindo o pagamento de impostos e permitindo o fluxo de caixa livre adicional.
“A adição do portfólio de produtos de pneus complementares da Cooper e ativos de fabricação altamente capazes, juntamente com a tecnologia da Goodyear e distribuição líder da indústria, fornece à empresa combinada oportunidades para maior eficiência de custos e uma oferta mais ampla para as redes de varejistas de ambas as empresas", disse Kramer em um comunicado à imprensa. Estamos confiantes de que essa combinação nos permitirá fornecer serviços aprimorados para nossos clientes e consumidores, ao mesmo tempo em que agrega valor aos acionistas ”.
Brad Hughes, presidente e CEO da Cooper, disse no comunicado que a Cooper se transformou em uma organização dinâmica voltada para o consumidor.
"Esta transação marca o início de um novo capítulo para a Cooper, que estamos entrando em uma posição forte", disse Hughes. "Acreditamos que representa uma oportunidade atraente para maximizar o valor para nossos acionistas, que receberão um prêmio significativo, bem como a oportunidade de participar do lado positivo da empresa combinada. Estamos ansiosos para a oportunidade de combinar os talentos consideráveis da Cooper com os da Goodyear e fazer parte de uma organização maior e mais forte que estará competitivamente bem posicionada para vencer na indústria global de pneus. ”
O negócio foi anunciado junto com a divulgação dos dados do quarto trimestre da Cooper e os resultados financeiros globais de 2020. A empresa relatou um lucro de US$ 143 milhões em vendas de $ 2,5 bilhões no ano.
A Goodyear no início do mês relatou uma perda de US$ 1,25 bilhão, ou US$ 5,35 por ação, com receita de US$ 12,3 bilhões para o ano fiscal de 2020. Isso se compara a uma perda de US$ 311 milhões, ou US$ 1,33 por ação, sobre receita de US $ 14,7 bilhões para o ano fiscal de 2019.
Texto por Jim Mackinnon
Foto por Phil Mastruzo
Fonte: Akron Beacon Journal