Goodyear apresenta veículo autônomo Olli

15/03/2019
  Goodyear apresenta veículo autônomo Olli

A Goodyear Tire & Rubber Company está ampliando o seu atual trabalho com veículos autônomos, ao ter sido escolhida como fornecedora exclusiva de pneus para um serviço de transporte de passageiros autônomo de nível 4, denominado "Olli".

A empresa associou-se à Local Motors, com sede no estado norte-americano do Arizona, para efetuar testes de pneus com a Olli, a marca de um serviço de transporte autônomo para oito passageiros. 

Acrescentar este veículo à frota permitirá à Goodyear utilizá-lo para uma avaliação de mobilidade avançada em vários locais, incluindo as instalações de testes Mcity da Universidade do Michigan, o centro de investigação e desenvolvimento público privado com, aproximadamente, 65.000 m2 de estradas e infraestruturas de tráfego.

O trabalho de testes com veículos autônomos permite à Goodyear estudar as áreas de operação e manutenção que devem ser abordadas quando não existe um condutor aos comandos. O que inclui opções futuras de tecnologia de pneus para esses veículos.

O Olli está em exposição no stand da Goodyear no Salão de Genebra. O veículo é equipado com pneus sem ar DuraWeb da Goodyear, solução que a empresa desenvolveu para oferecer pneus com tecnologia que elimine os trabalhos de manutenção para veículos industriais, especialmente em frotas.

Adicionalmente, em Luxemburgo, onde está situado um dos centros de inovação global da Goodyear, a empresa equipa três ônibus autônomos. Os veículos, operados pela empresa Sales-Lentz, transportam até 14 passageiros por viagem em várias rotas locais.

Nos três ônibus, os pneus Goodyear estão equipados com sensores para recolher dados operacionais no mundo real, que os engenheiros e cientistas da Goodyear podem utilizar para mapear a manutenção preditiva e outros benefícios em termos de performance.

Fonte: Revista dos Pneus

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB