Guerra na Ucrânia: Indústria de pneus se movimenta para evitar desabastecimento de matéria prima

11/03/2022
Guerra na Ucrânia: Indústria de pneus se movimenta para evitar desabastecimento de matéria prima

A indústria de pneus global está de olho nos acontecimentos na Ucrânia. O país do leste europeu, junto com a Rússia, desempenha importante papel no abastecimento de matéria prima para pneus.

O maior risco está no abastecimento de negro de fumo. Os fabricantes localizados na Rússia respondem por aproximadamente 30% de participação de mercado europeu de negro de fumo. Isso significa aproximadamente 500.000 toneladas ao ano, com outras 50.000 toneladas oriundas da Ucrânia. Mercado europeu consome cerca de 1,64 milhão de toneladas ao ano.

Se expandirem sua capacidade, os produtores localizados dentro da Europa podem suprir 180.000 toneladas das 550.000 oriundas do Leste. Ainda fica bastante longe do necessário, o que vai forçar os produtores de pneus a buscar novas fontes mais distantes.

Falando dos elastômeros, a situação é um pouco melhor. 100.000 toneladas de borracha de butadieno (BR) são fornecidas à Europa Ocidental pela Rússia todos os anos. Especialistas afirmam que há outros países capazes de suprir isso.

É fato que não há sanções governamentais sobre as importações desses produtos, mas a pressão popular já fez com que várias empresas encerrassem suas operações na Rússia. Dentre elas, empresas de logística e cadeia de suprimentos, o que dificulta a movimentação de materiais para fora dos países em conflito.

Fonte: 54psi.com

Foto: https://www.maxpixel.net/photo-7041214

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB