Havaianas reCICLO desenvolve soluções sustentáveis através de chinelos reciclados
A Alpargatas, proprietária da marca Havaianas e uma das maiores empresas de calçados do Brasil, está avançando na busca por soluções que promovam a circularidade de seus produtos. Por meio do programa Havaianas reCICLO, a empresa desenvolveu duas novas soluções, uma para pisos e outra para pneus, em parceria com outras organizações, utilizando os resíduos coletados.
O Grupo Force, da Paraíba, criou um carrinho de mão a partir das borrachas 100% recicladas dos chinelos coletados. Já a Aubicon, de Minas Gerais, criou uma linha inovadora de revestimentos com partes de pneu e 5% de resíduos de chinelos Havaianas.
O programa foi criado para funcionar como um grande laboratório e impulsionador de soluções voltadas à circularidade da borracha, com foco na redução do impacto ambiental de seus produtos, afirma Maria Augusta Bottino, diretora de sustentabilidade corporativa da Alpargatas. Ela destaca que a empresa busca inspirar novas parcerias e gerar um ecossistema dinâmico para enfrentar o grande desafio da circularidade.
O Havaianas reCICLO é realizado em parceria com uma startup que coleta chinelos usados com a ajuda de cooperativas e parceiros em 190 pontos de coleta em lojas de 80 cidades do país. Desde seu lançamento como projeto piloto em 2020, o programa já coletou mais de 230 mil pares de chinelos e está presente em 16 países, incluindo o Brasil. Além de não soltar as tiras, o que faz lembrar a antiga propaganda com Chico Anysio, os chinelos Havaianas são sustentáveis e ganham um novo ciclo de vida.
Como empresa eco-friendly, a Pampack entende a importância de promover iniciativas que busquem preservar o meio ambiente. Por isso, suas embalagens são desenvolvidas com base no conceito dos 3 Rs. Elas são reutilizáveis, 100% recicláveis e possuem diversas opções biodegradáveis, chanceladas pelos principais órgãos reguladores do mundo.
Fonte: Isto É
Imagem: Havaianas