Inmetro certifica a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento

04/02/2022
Inmetro certifica a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento

Com a certificação do Inmetro, a Eternit agora finalizará as demais alterações na telha para adequá-la ao perfil do cliente. O cronograma de comercialização da telha fotovoltaica de fibrocimento deve ser divulgado ainda esse ano, já com preço médio de venda

O Inmetro concedeu à Eternit, esta semana, o registro oficial para a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil, que recebeu o nome de Eternit Solar. Após vários testes serem realizados no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), a nova telha fotovoltaica agora possui certificação sob o registro de n° 008434/2021.

Além do IEE-USP, a telha fotovoltaica de fibrocimento da Eternit, de modelo ondulada F-140, também tem instalações na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na fábrica de Atibaia, município de São Paulo, onde já é produzida a telha de concreto Tégula Solar, que foi o primeiro modelo fotovoltaico fabricado e vendido pela empresa, em agosto de 2021, também já certificado pelo Inmetro.

De acordo com Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit, esta é uma tecnologia considerada revolucionária, já inserida no plano estratégico da empresa, visando a democratização do acesso à energia solar por meio de fontes 100% renováveis.

O presidente da Eternit disse ainda que a grande expectativa é que a telha fotovoltaica de fibrocimento consiga alcançar o mais alto potencial de mercado, já que a mesma possui compatibilidade com as telhas tradicionais de fibrocimento.

Ficha técnica da telha fotovoltaica de fibrocimento

A Eternit desenvolveu a telha fotovoltaica de fibrocimento em 2020, e desde então diversas adaptações em sua geometria tem sido feitas com o intuito de permitir que haja incorporação das células fotovoltaicas com excelência.

O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, Luiz Lopes, ressaltou que o peso da telha permanece praticamente o mesmo, permitindo que a mesma possa ser instalada em estruturas pré-existentes, sem que haja necessidade de realizar grandes modificações no telhado. A Eternit Solar possui geometria ondulada, sendo levemente plana no ponto inicial das ondulações, parte onde as células solares são integradas, dando origem a um único conjunto.

A telha também apresenta a dimensão de 2,44 m x 1,10 m. Quando comparada ao primeiro modelo, de concreto, cuja potência máxima é de 9,16 Wp (watt-pico), a nova tecnologia da telha fotovoltaica de fibrocimento possui potência superior a 142,2 Wp (watt-pico), ou seja, cada telha é capaz de gerar energia com mais alto nível de potência.

Lopes disse ainda que, com essa potência, cerca de 4 a 6 telhas são suficientes para atender às necessidades de uma residência pequena, mantendo a estrutura da parte restante do telhado com as tradicionais telhas de fibrocimento.

Comercialização da Eternit Solar

Como forma de avaliar o desempenho e realizar mais adaptações da telha ao gosto dos diferentes perfis do consumidor, a Eternit desenvolveu uma série de projetos-piloto, que foram encaminhados a diversos tipos de imóveis, tais como casas populares, comunidades, residenciais, galpões, construções sem telhado aparente, e também em instalações comerciais, postos de abastecimento de combustíveis e em projetos na área rural agrícola e aviária.

Recebendo o feedback positivo da análise dos testes por meio dos projetos-piloto, a Eternit vai agora definir o cronograma de comercialização da telha, porém a estimativa é de que ainda esse ano a telha esteja no mercado, por um preço médio que ainda não se sabe, mas que brevemente será revelado pela empresa.

Fonte: Click Petróleo e e Gás

Imagem por: Ryto Comunicação Estratégica 


 

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB