MG inova e utiliza mais de 1,6 milhão de pneus para revitalizar suas rodovias

18/12/2024
MG inova e utiliza mais de 1,6 milhão de pneus para revitalizar suas rodovias

Minas Gerais se destaca nacionalmente ao aliar sustentabilidade e infraestrutura com a utilização do asfalto borracha, uma técnica que transforma pneus descartados em pavimento durável. Com um aumento de 2.400% no uso desse material nos últimos cinco anos, o estado recuperou mais de 5,5 mil quilômetros de rodovias, retirando 1,6 milhão de pneus do meio ambiente e promovendo benefícios ambientais e econômicos.

De acordo com dados do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e da empresa fornecedora do produto, o volume de asfalto borracha utilizado saltou de 1.107 toneladas em 2020 para 40.115 toneladas em 2024, totalizando 80 mil toneladas no período. O impacto da iniciativa vai além da infraestrutura: além de evitar descarte inadequado e criadouros de mosquitos transmissores da dengue, a técnica reduz emissões de carbono, o que equivale à preservação de 40 mil árvores.

Programa Caminhos para Avançar

O avanço é parte do programa Caminhos para Avançar, considerado o maior projeto de recuperação de rodovias das últimas décadas em Minas Gerais. Desde sua implementação, mais de 5,5 mil quilômetros de estradas foram revitalizados com investimentos públicos e privados. Entre os destaques estão trechos da MGC-496, que liga Corinto a Pirapora, e da MG-164, que conecta Bom Despacho a Martinho Campos, além de obras de pavimentação, como o trecho da LMG-739 entre Congonhas do Norte, Ouro Fino e Conceição do Mato Dentro.

Para 2025, o DER-MG prevê a recuperação de mais 400 quilômetros de estradas estaduais com o asfalto borracha. O diretor-geral do órgão, Rodrigo Tavares, ressalta que a iniciativa está alinhada à Lei Estadual nº 18.719/2010 e oferece ganhos ambientais e econômicos. “A maior vida útil do pavimento reduz a necessidade de reparos frequentes, garantindo mais durabilidade e economia”, afirmou.

Além da durabilidade, o programa prioriza a segurança das rodovias, com sinalizações renovadas e obras que facilitam o transporte de cargas e passageiros. A combinação de tecnologia, sustentabilidade e planejamento reforça o compromisso de Minas Gerais com o desenvolvimento sustentável.

Minas lidera o uso de asfalto borracha no Brasil

Atualmente, Minas Gerais é o estado que mais utiliza asfalto borracha no país. Segundo Roberto Perez, gerente comercial da fornecedora do material, o consumo total, somando setores público e privado, ultrapassou 210 mil toneladas nos últimos cinco anos. “Esse tipo de pavimento é mais resistente ao peso, apresenta menor incidência de buracos e, por isso, prolonga a vida útil das rodovias, reduzindo os custos com manutenção”, destacou Perez.

O que é o asfalto borracha?

O asfalto borracha é produzido com cerca de 15% de pó de pneu moído, um subproduto da reciclagem de pneus descartados. A mistura é combinada com o concreto asfáltico de petróleo (CAP) e aquecida em reatores específicos, resultando em um material mais elástico, resistente e durável em comparação ao asfalto convencional. Além de sustentável, o material possui maior viscosidade e resistência a fissuras, o que contribui para a conservação das rodovias a longo prazo.

O processo de produção é rigoroso, garantindo alta qualidade e eficiência, além de adaptação às condições climáticas brasileiras, como altas temperaturas e períodos de chuva prolongada.

Foco na sustentabilidade

Os impactos ambientais positivos do asfalto borracha vão além da retirada de pneus descartados do meio ambiente. Ao reduzir a necessidade de manutenções frequentes, a técnica diminui o consumo de recursos e a emissão de poluentes. A reutilização dos pneus evita o descarte inadequado em aterros sanitários ou áreas irregulares, onde poderiam causar danos ambientais e favorecer a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Com essa iniciativa, Minas Gerais prova que é possível unir desenvolvimento e responsabilidade ambiental. A transformação das rodovias mineiras não apenas melhora a infraestrutura do estado, mas também serve de modelo para outras regiões do país. O impacto positivo desse projeto pode ser multiplicado, beneficiando o meio ambiente e a população que depende de estradas seguras e de qualidade.


Fonte: Click Petróleo e Gás

Imagem: Canva

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