Nova diretoria da ABTB quer melhorar competitividade dos associados

15/02/2019
Nova diretoria da ABTB quer melhorar competitividade dos associados

Em matéria publicada por Camila Gusmão, para a plataforma "Borracha Natural", o novo presidente da Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha, Paulo Garbelotto, comenta acerca dos desafios e metas da nova gestão.

Confira o texto na íntegra, abaixo:

A Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha (ABTB) elegeu uma nova diretoria para o biênio 2019-2020. Tendo como presidente Paulo Roberto Garbelotto e vice-presidente André Melo Guimarães Mautone, a associação tem como principal desafio contribuir com a melhoria da competitividade do mercado da borracha, especialmente dos fabricantes de peças, por meio da disseminação de tecnologia, da promoção do conhecimento com foco em inovação e da capacitação profissional, para assim poder conquistar uma posição de exportador.

Segundo Garbelotto, um projeto que a ABTB está lançando é o acompanhamento dos editais do governo brasileiro para pesquisa, desenvolvimento e inovação, visando fazer a informação chegar aos associados e dar-lhes suporte para submeter os projetos à aprovação dos órgãos de fomento.

“Tendo mais conhecimento dos editais, poderemos também sensibilizar o governo em relação às necessidades da indústria da borracha”, afirma.

Objetivos da nova diretoria

As metas para a gestão 2019-2020 são dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela entidade como, por exemplo, o desenvolvimento no novo website, além dos eventos, como o Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha, realizado pela ABTB. O próximo congresso será em 2020.

“Pretendemos trabalhar em workshops direcionados aos polos de concentração de empresas ligadas à indústria da borracha, como o Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul; a região do ABC, em São Paulo; Franca, no interior paulista; Santa Catarina e Minas Gerais. Os workshops abordarão temas adequados a cada polo e também temas relevantes, como aqueles relacionados ao tema Indústria 4.0”, sinaliza.

Clima de otimismo em 2019

A ABTB considera que o ano de 2019 será bom no geral e também para o mercado de borracha. Para a associação, fora o fato de que o setor do agronegócio “vai muito bem no Brasil”, a indústria no geral teve melhor desempenho no ano passado, com destaque para as vendas de veículos com 14,6% acima de 2017.

Este é um dado importante para o setor da borracha, já que os veículos possuem grande quantidade de peças de borracha, como perfis de vedação para portas, porta-malas e capô dianteiro; coxins; anéis de vedação; sem falar nos pneus e outros itens. Portanto, o aumento das vendas de veículos alimenta o setor de borracha.

“Um novo governo sempre traz motivação aos negócios e já a partir do último trimestre estamos acompanhando notícias sobre investimentos de empresas de diferentes áreas”, finaliza

Diretoria da ABTB para o biênio 2019-2020

Presidente - Paulo Roberto Garbelotto

Vice-Presidente - André Melo Guimarães Mautone

Diretor Tesoureiro - Maurício Pinotti Nunes

Suplente - João Antonio Vizagre

Diretor Administrativo - Lucas Leonardo

Suplente - Élcio Olegário Marafigo

Diretor Cultural - Rafael de Oliveira Neto

Suplente - Luiz Emiliani Junior

Gerência Regional Sul

Gerente Executivo - Viviane Meyer Hammel Lovison

Gerente Cultural - Marly Maldaner Jacobi

Gerente Administrativo - Éder da Silva

Fonte: Borracha Natural - por Camila Gusmão

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB