Nova tecnologia melhora o concreto reciclado

26/02/2021
Nova tecnologia melhora o concreto reciclado

Os agregados de concreto reciclado oferecem benefícios ambientais significativos. Como podem ser feitos com uma variedade de materiais, eles podem reaproveitar resíduos que, de outra forma, iriam parar em aterros, reduzir as emissões de dióxido de carbono, economizar recursos naturais e contribuir para a economia circular. O desafio, entretanto, vem de produzir concreto reciclado que seja forte e durável o suficiente para substituir o concreto tradicional em aplicações práticas.

Um novo método para fundir produtos de concreto pré-fabricado aborda essa questão. Pesquisadores da RMIT University, Austrália e Shenzhen University, China, desenvolveram a tecnologia de processamento de concreto emborrachado (RCP-Tech) usando pneus de borracha e resíduos de construção e demolição. O resultado é 35% mais resistente do que o concreto tradicional e fornece uma solução eficiente e econômica para o problema de resíduos de construção.

"Esta tecnologia pode ser usada para melhorar significativamente a resistência, dureza e durabilidade de qualquer tipo de material de concreto, como concreto de borracha, concreto agregado reciclado e até mesmo concreto comum", disse o professor Yufei Wu, da Escola de Engenharia da Universidade RMIT, que liderou o desenvolvimento de RCP-Tech.

Para criar o novo concreto, uma mistura de agregados grossos e finos é combinada com resíduos de pneus de borracha, cimento e água. A mistura é comprimida em um molde customizado até seu volume mínimo por meio de pressão.

Resíduos de borracha, especificamente de pneus, são uma importante fonte de problemas de saúde, ambientais e de aterro sanitário em todo o mundo porque sua composição química os torna inflamáveis ??e não decomponíveis. Em apenas um ano, 2015-2016, a Austrália gerou aproximadamente 450.000 toneladas de resíduos de borracha, e 63% disso foram para estoques e aterros.

De acordo com Syed Kazmi, Ph.D. pesquisadora e co-criadora da RCP-Tech, a equipe está procurando trabalhar com a indústria de concreto pré-moldado para criar e testar protótipos de produtos específicos, como blocos, barreiras de beira de estrada, painéis de parede, vigas e lajes.

"A tecnologia pode ser facilmente aplicada na indústria de concreto pré-moldado e requer muito poucas mudanças nos processos de fabricação existentes, com a adição de apenas uma etapa extra na fase final de produção", disse Kazmi.

Texto por Amy J. Born - Engineering 360°

Foto: Universidade RMIT

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB