O 2° Websimpósio Abtb foi um sucesso

09/12/2021
O 2° Websimpósio Abtb foi um sucesso

Realizada no dia 07 de dezembro, a 2° edição do Websimpósio da Abtb foi um sucesso de público e crítica, atraindo mais de 100 inscritos.

Evento que marcou o encerramento das atividades culturais da entidade, o Websimpósio manteve, no mínimo, 50 participantes simultâneos, mesmo em um encontro em fim de ano, com necessidade de disponibilidade para o dia inteiro.

Foram 6h30 de exposições de altíssimo nível, brindadas por palestrantes selecionados em cuidadosa curadoria da Diretoria Cultural, entregando conteúdo de primeira linha e máxima importância para o setor da borracha.

Os 9 palestrantes do Websimpósio foram bastante elogiados e peças fundamentais para trazer suas visões sobre o tema principal da atividade: ESG - Environmental, Social e Governance voltado à Indústria da Borracha.

Dividido em dois turnos, das 9h30 ás 12h e das 15h às 19h, o evento contou ainda com um painel, ao final, com todos os participantes respondendo perguntas do interessado público que não puderam ser respondidas durante as apresentações e mais uma seleção de questões preparadas pela diretoria.

O resultado rendeu feedbacks muito positivos ainda durante o evento e posteriormente, o que nos deixa bastante convictos de que a entidade está no caminho certo ao apostar, independente de distanciamentos, em focar na sua missão de difusão do conhecimento, fazendo a diferença na vida e nos negócios de seus associados.

Dentro do grande tema, tivemos exposições que abordaram questões como economia circular, eficiência energética, projetos socio-ambientais de sucesso, certificações, tecnologia, preservação e perspectivas.

A grade equilibrada permitiu que os participantes tivessem importantes visões tanto da parte técnica, de eficiência de operações, como, especialmente, um olhar holístico e de gestão sobre as companhias do ramo da borracha e sobre o quê elas devem prestar atenção para sobreviverem e crescerem na verdadeira revolução da nova economia.

Fundos de investimento, bancos e países impõem penalizações para investidores que não se adequam às práticas de ESG e grandes companhias já não negociam com empresas em qualquer parte de sua cadeia que não estejam alinhadas com a nova ordem, a qual combina preservação ambiental com responsabilidade social e governança, na forma de transparência e clareza em suas práticas.

As palestras deixarem bem claro que não se trata mais apenas de diferencial competitivo, mas de uma verdadeira revolução, que altera a lógica produtiva, colocando não só a redução do impacto ambiental e do desperdício no contexto, mas também, e especialmente, a reutilização dos resíduos, neutralizando o impacto e criando uma nova realidade de mercado.

Como um dos palestrantes observou, o tema não está mais restrito à academia, aos ambientalistas ou aos quadros de valores das companhias, trata-se de uma questão real, presente e que está definindo a forma como as próximas gerações irão produzir e consumir.

A conclusão do evento é de que quem não se adaptar, assim como aconteceu nas revoluções industriais anteriores, irá ficar para trás.

Parte importante do movimento da Abtb de realizar mais atividades voltadas à gestão de empresas de borracha, ampliando sua agenda de eventos tradicionalmente técnicos, o Websimpósio, segundo a diretoria, trará oportunidades e novos frutos para quem participou e para quem perdeu a chance.

Dado o grande interesse, volume de perguntas e qualidade técnica das palestras e palestrantes, a diretoria da entidade está planejando novos eventos com os profissionais, oportunizando o aprofundamento dos temas.

Tanto webinars como a participação no Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha em 2022 estão em pauta.

Ademais, a Abtb prepara uma série de publicações sobre os ministrantes e suas exposições, de modo que aqueles que não puderam assistir tenham a oportunidade de entender a importância e buscarem mais conhecimento sobre os temas.

Em breve, as apresentações em vídeo estarão disponíveis, mas estas serão liberadas apenas para associados, na Área do Associado do site.

Com o encerramento do Websimpósio, a agenda cultural de 2021 está concluída, mas a entidade já está desenvolvendo uma seleção de eventos de altíssimo nível para 2022, aproveitando o ensejo para convidar a todos para participarem do seu principal evento do próximo ano.

O Congresso ocorrerá de forma presencial, após uma edição virtual em função da pandemia. O evento será realizado em São Paulo, no Expo Center Norte, nos dias 22 e 23 de junho, em paralelo com a Expobor, e, ainda em dezembro, será feita a chamada de trabalhos.

Agradecemos a todos por nos acompanharem nesta jornada. Fiquem atentos para as novidades.

Serviço:

O quê: 2° Websimpósio Abtb - ESG voltado à Indústria da Borracha

Quando: foi realizado no dia 7 de dezembro de 2021

Palestrantes:

Eng Silvio Heck - Copé & Cia,

Mateus Szarblewski - Mercur S.A.,

Prof. Floriano Pastore - Universidade de Brasília,

Eng. Felipe Marcolin - SENAI-RS,

Luiz Bianchi e Rodolfo Cabral - MPC Enex Energia,

Jeremias Wolff - Elétric Sistemas e Conectividade,

Beatriz Luz - Exchange 4 Change Brasil,

Patricia Dias e William Carlos - WCQI Consultoria Gestão Integrada

Pedro Souza, Renata Guedes e Romulo Rodrigues - Michelin

Temas:

- Economia circular: uma nova forma de repensar os negócios

- Borracha Nativa e seu papel na preservação da floresta Amazônica

- A tecnologia aliada à competitividade - Indústria 4.0 e Ecossistemas de Inovação

- Estratégias de Redução de Custo dentro do Mercado Livre

- IS0 14001: Gestão Ambiental

- Atual momento do Setor Elétrico e Tendências para o futuro

- Fatores que contribuem para aumento de eficiência em processo de mistura

- O desenvolvimento de tecnologias de látex para a sustentabilidade amazônica

- Cases Michelin: Sustentabilidade da Cadeia Produtiva de Borracha Natural

Fonte: Assessoria ABTB

Imagem: Mockup psd created by rawpixel.com - www.freepik.com

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB