O que a Pirelli está fazendo para tornar os pneus mais sustentáveis?
A Pirelli anunciou um compromisso ambicioso para aumentar a sustentabilidade na fabricação de pneus. A empresa planeja utilizar apenas borracha natural certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) em suas fábricas europeias até 2026. A medida visa combater o desmatamento e melhorar as condições de direitos humanos na cadeia de suprimentos.
O setor de transporte rodoviário é responsável por cerca de 15% das emissões globais de CO2, e todos os veículos em circulação utilizam pneus, que são feitos, entre outros materiais, de borracha e rayon. A produção de pneus responde por 70% do consumo mundial de borracha natural, cuja cadeia de suprimentos é complexa e frequentemente associada a desmatamento e questões de direitos humanos.
Para enfrentar esses desafios, a Pirelli busca certificar, até 2026, toda a borracha natural usada em suas fábricas europeias pelo FSC. A certificação garante práticas de manejo responsável das florestas e abrange critérios como desmatamento zero, salários justos e o respeito aos direitos comunitários.
Matteo Battaini, chefe de Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, ressaltou que a cadeia de suprimentos da borracha é longa e vulnerável, o que exige um monitoramento rigoroso. “Há uma necessidade de garantir que toda a cadeia de fornecimento esteja em conformidade com padrões rigorosos, desde a propriedade legal da terra até os direitos humanos e o combate ao trabalho infantil”, diz. Ele destacou também a rapidez com que a empresa está avançando em direção à sustentabilidade: “Não estamos apenas nos movendo rápido – estamos nos movendo incrivelmente rápido”.
A Pirelli, multinacional italiana fundada em 1872, conta com mais de 31.000 funcionários e é o sexto maior fabricante de pneus do mundo, produzindo cerca de 74 milhões de unidades por ano. A empresa também se comprometeu a atingir a neutralidade de carbono até 2030 e alcançar emissões líquidas zero até 2040. O CEO, Andrew Casaluci, ressaltou o papel da Pirelli nesse contexto de transformações. “Estamos vivendo uma época de grandes mudanças, guiadas pela digitalização e pela necessidade de conter as mudanças climáticas”, afirma. Segundo ele, esses desafios também trazem novas oportunidades para os produtos, processos e para a própria concepção da indústria.
Os pneus sustentáveis da Pirelli, contendo borracha natural e rayon certificados pelo FSC, já estrearam na temporada de 2024 da Fórmula 1, e até 2027 todos os pneus usados nas corridas terão a certificação. Fora das pistas, esses pneus são utilizados em veículos de rua, incluindo modelos de luxo, como os da Jaguar Land Rover (JLR) e o BMW X5 xDrive45e Plug-in Hybrid, além de versões voltadas para bicicletas. Giovanni Tronchetti Provera, vice-presidente executivo de Automobilismo, Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, destacou a relevância desse marco: “A estreia dos nossos pneus com certificação FSC no automobilismo representa um momento significativo na jornada de sustentabilidade da Pirelli”.
A Jaguar Land Rover, por sua vez, tem como meta garantir que toda a borracha natural utilizada seja rastreável desde o processamento até a origem. Andrea Debbane, diretora de Sustentabilidade da JLR, destacou a importância dessa parceria: “Estamos redefinindo o luxo de uma forma mais sustentável, e nossa parceria com a Pirelli, uma empresa que compartilha dessa ambição, é um passo fundamental”.
O FSC, criado em 1993, é uma organização internacional sem fins lucrativos que promove o manejo responsável das florestas por meio de certificações, apoiando quatro pilares principais: desmatamento zero, salários e condições de trabalho justos, conservação ambiental e respeito aos direitos comunitários. Segundo Kim Carstensen, diretor-geral do FSC, “As florestas desempenham um papel fundamental na luta contra as mudanças climáticas, armazenando carbono e ajudando a regular o clima e a biodiversidade, que são vitais para a sobrevivência humana”.
A Pirelli, que opera em mais de 160 países e possui 19 fábricas, registrou uma receita de € 6,6 bilhões (US$ 7,2 bilhões) em 2022.
Fonte: Sustainability Magazine