Parâmetros de qualidade para negro de fumo recuperado
O comitê de negro de fumo recuperado (rCB, em inglês) da ASTM International ( D36 ) está desenvolvendo um padrão proposto que será usado para diferenciar os produtos rCB e fornecer uma ferramenta de controle de qualidade para produtores e usuários.
De acordo com o membro da ASTM International, Pieter ter Haar, o padrão proposto ( WK81244 ) explicará como a termogravimetria (TGA), um tipo de análise térmica, pode ser usada para medir os parâmetros de composição do rCB. O TGA também pode medir resíduos orgânicos, teor de cinzas e teor geral de carbono.
“O padrão proposto será uma ferramenta útil para fins de controle de qualidade e pode ser usado para acordos de compra, fichas técnicas e certificados de análise”, diz Haar, diretor de materiais carbonáceos sustentáveis da Circtec Ltd. “Isso será mais útil tanto para fabricantes quanto para usuários/consumidores.”
“O padrão proposto melhorará ainda mais a adoção de negro de fumo recuperado, um produto reciclado feito de pneus em fim de vida”, afirma Harr. “O rCB é capaz de complementar ou substituir o negro de fumo convencional em muitas aplicações, mais notavelmente na produção de pneus novos e mais sustentáveis.”
Todas as partes interessadas são convidadas a participar das atividades de desenvolvimento de padrões do comitê rCB.
“Estamos constantemente procurando informações técnicas e recursos de teste para o desenvolvimento de novos padrões, bem como laboratórios com capacidade TGA para ajudar a desenvolver a precisão e o estudo de viés para o padrão proposto”, finaliza Haar.
Fonte: sn.astm.org
Imagem: Andrea Piacquadio - Pexels