Pneus da Michelin que dispensam ar são testados pelo exército americano

10/08/2021
Pneus da Michelin que dispensam ar são testados pelo exército americano

Quando um novo equipamento precisa ser testado para ver se está apto para uso com o Exército dos EUA, ele é enviado para o Campo de Provas de Yuma (YPG) do Exército dos EUA, onde é submetido a testes rigorosos nos tipos de condições em que o equipamento pode ter de operar Mas mesmo o Yuma Proving Ground não pode fornecer uma simulação precisa de todos os ambientes. Para o teste final, a natureza não tem substituto. É aqui que entra o Tropic Regions Test Center (TRTC). 

Recentemente, o TRTC tem analisado o desempenho dos pneus sem ar em condições difíceis. Esses pneus foram montados em um Polaris MRZR, um popular veículo off-road civil adaptado para uso militar. Esses veículos são leves e altamente móveis, capazes de transportar quatro pessoas e carga.

“Não é tão confortável, mas é mais resistente e pesado com uma gaiola rolante”, disse o oficial de testes do TRTC, Carlos Mora. “É mais voltado para a missão.”

Os pneus usados nos testes foram o Tweel, um pneu sem ar desenhado pela Michelin, que está em desenvolvimento há algum tempo. Os Tweels apresentam uma faixa externa de borracha que se assemelha à superfície de contato de um pneu convencional. Essa faixa é conectada ao cubo da roda por raios de poliuretano que se flexionam sob carga.

Esse tipo de roda oferece várias vantagens em relação aos pneus de borracha padrão, como sua durabilidade amplamente aprimorada e maior vida útil em condições normais de operação. Eles também podem reduzir as chances de aquaplanagem, pois têm buracos na banda de rodagem que evacuam a água.

Para os militares, essas vantagens são incrivelmente úteis.

“Um dos motivos para essa tecnologia é reduzir o peso desses veículos pequenos para que você não precise carregar um pneu sobressalente, macacos ou materiais para consertar um furo”, disse Mora.

O teste de selva realizado pelo TRTC é perfeito para fornecer uma representação precisa de como esses pneus irão funcionar durante as tarefas reais.

“Todas essas antigas estradas de mineração e estradas de extração de madeira eram o cenário perfeito para o veículo”, disse Mora.

Como os pneus não podem ser furados, não são propensos a esvaziar e, consequentemente, reduzir a eficácia operacional do veículo. Mesmo quando estão danificados, os pneus ainda têm um desempenho admirável.

Em testes militares anteriores, descobriu-se que os Tweels desviam as explosões de minas de um veículo com muito mais eficácia do que os pneus convencionais.

No entanto, não são apenas os militares que estão de olho no Tweel. A Michelin recebeu um contrato da NASA para projetar uma roda baseada no Tweel para seu rover lunar de próxima geração.

Fonte:  War History Online

Foto:  U.S. Army/Yuma Proving Ground

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB