Projeto da Unipampa transforma casca de arroz em vidro

23/09/2021
Projeto da Unipampa transforma casca de arroz em vidro

A produção de vidro transparente a partir da casca de arroz e suas aplicações comerciais transforma um resíduo agrícola abundante na região em um novo produto comercial

O projeto inovador coordenado pela Professora Chiara Valsecchi que ministra aulas no cursos de Engenharia Civil e Elétrica e o Professor. Jacson W. de Menezes, do Curso de Engenharia de Telecomunicações da Unipampa recebe destaque nacional.

A produção de vidro transparente, a partir da casca de arroz e suas aplicações comerciais, transforma um resíduo agrícola abundante na região em um novo produto comercial.

Este projeto vem sendo desenvolvido com o auxílio de alunos de graduação do curso de Engenharia Civil e alunos de mestrado do programa de Pós-Graduação em Engenharia do campus Alegrete, reforçando a relevância da instituição na região, patrimônio da comunidade alegretense, que busca trazer benefícios para o meio ambiente e a nossa sociedade, diz a professora Chiara Valeschi que é italiana.

A casca de arroz é um subproduto não desejável da lavoura do arroz, podendo chegar a 12 milhões de tons no Brasil, a maioria dos quais são geradas na região oeste do RS, onde a Unipampa-campus Alegrete está inserida.

Não tendo muitos destinos comerciais, a casca de arroz é predominantemente acumulada ou é queimada para produção de energia térmica esclarecem os professores. As cinzas produzidas ainda constituem um problema ambiental, porém, apresentam uma vantagem: um alto teor de sílica. Com isso, a cinza da casca de arroz pode ser transformada em produtos comerciais de maior valor agregado, como adições para cimento, sílica precipitada sustentável para borracha, ou, no caso deste projeto inovador, vidro.

A partir da produção de vidro transparente com a cinza da casca de arroz, é possível gerar produtos comerciais com diferentes aplicações, como as microesferas de vidro usadas na tinta para a sinalização viária.

Texto e Foto: Alegretetudo

Voltar
Patrocinadores Parceiros

Newsletter ABTB