Unique conquista o TOP SER HUMANO 2022, com o case “Satisfação e Engajamento: Fatores Decisivos na Estratégia da Unique”
Empresa é agraciada pelo segundo ano consecutivo com o reconhecimento conferido pela ABRH-RS, considerado uma das premiações mais cobiçadas do país na área de Gestão de Pessoas
A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS) anunciou os vencedores do Top Ser Humano 2022 e a Unique Rubber, um dos principais players do Brasil e das Américas na indústria da borracha e recapagem de pneus, com sede em São Leopoldo (RS), foi agraciada com a premiação na categoria Organização. A empresa é bicampeã, recebendo esse importante reconhecimento pelo segundo ano consecutivo. Além de 2022 e 2021, já foi premiada também em 2014.
O Top Ser Humano é uma das premiações mais cobiçadas do país na área de Gestão de Pessoas. É o reconhecimento aos indivíduos e organizações que valorizam o Ser Humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Realizado desde 1993, foi criado pela ABRH para reconhecer as empresas e os profissionais que apresentam as melhores práticas na área de gestão de pessoas. Até 2021, já premiou 547 cases em todo o Estado, com a participação de organizações de diversos segmentos, e 22 personalidades que se destacam por suas ações em prol da responsabilidade social e gestão de pessoas do Rio Grande do Sul.
Case da Unique – Satisfação e Engajamento
Em 2022, a Unique conquistou o Top Ser Humano com o case “Satisfação e Engajamento: Fatores Decisivos na Estratégia da Unique”. Organizado pela gerente executiva de pessoas e sustentabilidade Daniele Hanna, o projeto apresentou a grande evolução do clima organizacional na Unique, no período de um ano, tendo como base a percepção e a experiência dos colaboradores, mensurada através da pesquisa do Great Place To Work (GPTW). O case evidencia a estratégia utilizada, bem como as ações que impactaram de forma favorável no clima, colaborando para um alinhamento na cultura da organização, com mais proximidade, senso de pertencimento e engajamento da equipe. Os norteadores estratégicos foram as cinco dimensões do GPTW: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Além disso, para a definição de prioridades, foram utilizadas as nove práticas culturais preconizadas pelo GPTW.
Os resultados apresentados no case foram mensurados através de indicadores de produtividade, resultado operacional e indicadores da pesquisa do GPTW, na qual a Unique obteve um crescimento de 15 pontos em relação ao ano anterior. Outros fatores importantes como o papel das lideranças fomentando a cultura da proximidade com as equipes, transparência nas informações e compartilhamento dos desafios do dia a dia, buscando sempre engajar e envolver a todos nas melhorias, impactaram na mudança de clima, potencializando, assim, as competências dos colaboradores.
“Receber, pelo segundo ano consecutivo e já por três vezes, essa importante premiação, considerada o Oscar da gestão de pessoas no Rio Grande do Sul, representa a valorização e o reconhecimento do trabalho, dos esforços e investimentos que a Unique tem feito na sua cultura organizacional, tendo como foco a valorização e o bem-estar das suas pessoas e a criação de um ambiente de trabalho saudável e feliz para todos. O projeto que apresentamos para concorrer ao prêmio mostra que as ações planejadas estão alinhadas com o novo momento da Unique. Os nossos valores permanecem os mesmos, mas o papel da liderança, fomentando a cultura da proximidade, visando engajar e envolver a todos nas melhorias, impactou positivamente na mudança do clima e no comportamento de todos”, destacam os CEOs Lucas e Francisco Möller.
A proposta da ABRH-RS com o Top Ser Humano é promover um movimento contínuo e positivo no mercado, inspirando outras empresas a implementarem boas práticas na área de gestão de pessoas e responsabilidade social. A cerimônia de premiação do Top Ser Humano 2022 está agendada para 23 de novembro, em Porto Alegre/RS.
Fonte: Assessoria Unique Rubber